Roteiro metodológico

No atual sistema educacional os métodos de ensino normalmente privilegiam a transmissão autoritária de conhecimentos, valorizando a habilidade do aluno em memorizar e reproduzir o conteúdo curricular, sem evidenciar a apropriação do conhecimento de forma significativa. Priorizar a construção do conhecimento, dar significado ao que se ensina e apresentar a Física atraente ao aluno representam desafios da prática docente.
Com o intuito de valorizar as trocas entre os pares discentes e di-docente no processo ensino-aprendizagem e de promover uma ação educativa em que a aprendizagem de Física ocorra de forma consistente e duradoura, desenvolvemos uma proposta que integra um conjunto de metodologias: atividades experimentais, metodologia de projetos, e uso de mapas conceituais, como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem. A proposta teve como aportes teóricos a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a teoria Sociointeracionista de Vygotsky.
A fim de instrumentalizar professores de Física e de outras áreas do conhecimento, estruturamos essa página na internet, denominada “Experimentando Física”, que apresenta as etapas de construção, as metodologias utilizadas e o material resultante. Através de mapas conceituais relacionamos experimentos físicos com os conceitos que os fundamentam. A página apresenta uma sugestão metodológica, bem como um vasto arsenal de projetos experimentais que podem ser utilizados em sala de aula a partir de vídeos criados pelos próprios alunos.
A proposta foi desenvolvida em seis turmas do ensino médio de uma escola privada no município de Carazinho/RS, no período de março a dezembro de 2011.
Apresentamos abaixo um roteiro para desenvolver a proposta:
Ø Apresentação da proposta de atividade aos alunos solicitando às turmas a definição dos grupos de trabalhos com até 3 alunos.
Ø A proposta consiste na pesquisa e montagem de um projeto experimental de criação própria ou referenciado em bibliografias impressas ou virtuais.
Ø O experimento escolhido deve contemplar conteúdos constantes no plano de ensino da disciplina para a respectiva série e ano letivo.
Ø Deve ser realizado um estudo sobre o funcionamento do experimento e os conceitos físicos presentes de modo a relacionar a teoria com a prática.
Ø Definidos os integrantes e os projetos, cada grupo realiza o preenchimento da “Ficha de projetos experimentais” disponível na aba de downloads.
Ø Definir o tempo que os alunos terão para desenvolver os trabalhos em contra turno e marcar as datas para apresentações de relatos a respeito do andamento do projeto.
Ø Definir as datas para apresentação dos projetos e entrega de relatório contemplando os itens: introdução, descrição do experimento, objetivos, materiais utilizados, procedimentos de montagem, funcionamento, apresentação e explicação de conceitos físicos nas etapas do funcionamento, fundamentação teórica a respeito dos conteúdos vinculados ao experimento, relatos e análise de dados do processo de montagem e funcionamento, considerações finais e bibliografia.
Ø Concentrar alguns temas e solicitar mapas conceituais em grupos.
Ø Solicitar apresentações dos mapas conceituais.
Ø Utilizar os experimentos e os mapas conceituais para explorar e esmiuçar os conteúdos.
Ø Realizar um mapa conceitual integrando as ideias dos pequenos grupos em uníssono.
Ø Organizar uma mostra de projetos experimentais aberto a um público de modalidades diferentes.